Saiba o que é Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT)

Blog Justweb – Setembro 2019

Você pode nunca ter ouvido falar nesse termo, mas é bem provável que ele vai fazer parte do seu cotidiano logo, logo. O conceito de Internet das Coisas, que é a tradução do inglês Internet of Things (IoT), é de que todos os equipamentos que nós lidamos no dia a dia estarão conectados à internet, desde seu carro, eletrodomésticos, portas, janelas, lâmpadas, literalmente todos os equipamentos que utilizamos estarão interconectados num futuro não muito distante. 

Hoje isso já acontece de forma muito difundida, com videogames e smart TVs, por exemplo: jogar com os amigos online, em tempo real, assistir Netflix diretamente do seu aparelho de TV. O smartwatch, relógio conectado à internet, também já possui uma grande quantidade de adeptos mundo afora. Mas o grande ganho dessa interconectividade é para a sociedade como um todo, além do benefício como consumidor final. 

Na área médica, em muitos países já existem dispositivos que medem a pressão, pulso, batimentos cardíacos, e enviam em tempo real os dados dos pacientes para seus médicos, facilitando o monitoramento da saúde do paciente. Outra área que vem sendo muito beneficiada é a agricultura. Dados importantes como o controle da temperatura, índice de chuvas, umidade do solo, podem ser monitorados e facilitar a colheita, evitar desperdícios e aumentar a produtividade. E esses são apenas alguns exemplos de como a internet das coisas pode facilitar a vida das pessoas e comunidades, há possibilidades em praticamente todas as áreas, como transporte, logística, serviços públicos, etc.

Segurança

Claro que, entre os vários benefícios proporcionados por essa interconectividade, existe sempre um ponto de preocupação: a segurança dos dados. Com o mundo cada vez mais tecnológico, ganham força também os criminosos virtuais. Uma invasão aos dados de uma casa que está totalmente conectada pode ser catastrófico: um hacker pode ter acesso ao circuito de tv e saber exatamente quando você está ou não em casa. E utilizando muitos aparelhos conectados, fica mais difícil a preocupação com senhas, atualizações de software, facilitando a vida de invasores. Então tenha em mente, a interconexão é uma grande facilitadora nas nossas vidas, mas é preciso ficar sempre atento ao grande vilão quando estamos falando de tecnologia: a segurança, que deve sempre andar lado a lado com os novas descobertas do mundo virtual.