Tá com sinal de  wi-fi ruim?

Blog Justweb – Outubro de 2018

Tá com sinal de wi-fi ruim?

Todos nós sabemos que vários fatores alteram e interferem na potencialidade da sua conexão. Descubra nesse texto o que você pode fazer para melhorar o sinal de wi-fi na sua casa.

Não adianta nada ter o último modelo do notebook mais avançado ou o melhor smartphone do ano se eles não estão conectados à internet, certo? Já é comum que hoje em dia, as pessoas nem perguntem mais: “Aqui tem wi-fi?” mas sim “Qual é a senha do Wi-fi?”. Isso acontece porque existe uma conformidade geral da presença da conexão sem fio em todos os lugares. Dito isso, agora que já prestamos atenção no fato de todo mundo estar acostumado com a conexão, vale lembrar que poucas coisas irritam mais as pessoas do que o fato dela não acontecer como deveria.

O problema é que é comum que hajam interrupções nessa conexão por vários motivos. Essa interrupção contante faz com que você fique cada vez mais irritado com a operadora que presta o serviço de internet. Mas você provavelmente nunca deu muita atenção ao seu roteador, não é? É ele que suporta a conexão dos celulares, tablets e notebooks da família inteira. Aliás, você lembra qual é o modelo do seu roteador? Provavelmente este aparelho tão importante está jogado em alguma prateleira ou armário na sua casa, esquecido até que alguém da assistência técnica te peça para desligá-lo. Pensando nisso a gente preparou a técnica dos 4 ÃO: Localização, Atualização, Proteção e Organização. Essas são 4 dicas simples que podem melhorar muito o desempenho do aparelho.

Olhe a Localização!

É essencial escolher o local da sua casa em que o seu transmissor de sinal irá ficar. Muitos usuários não pensam nisso na hora da instalação e permitem que ela aconteça em qualquer lugar. Isso muitas vezes acaba fazendo com que ele fique longe do cômodo de onde as pessoas mais usam, como seus nos quartos ou escritórios. É preciso lembrar que a conexão wi-fi é feita através de ondas, e existe um bom motivo pelo qual não há conexão dentro de elevadores! As ondas simplesmente não conseguem ultrapassar o metal… O mesmo acontece na sua casa.

Qualquer obstáculo no caminho interfere na conexão. Mas calma! Isso não significa que ela vá deixar de funcionar de um cômodo pra outro. Mas o acúmulo de paredes, assim como fornos microondas ou telefones sem fio, são sim um fator de interferência significantes. A melhor estratégia é instalar o seu roteador em lugares altos, longe das bases dos telefones sem fio e próximos ou nos cômodos onde as pessoas da sua casa mais vão utilizá-lo.

Moral da dica: Assim como as antenas de rádio precisam ser instaladas em lugares estratégicos, o seu roteador também!

Atualização

Poucas pessoas sabem mas todos os roteadores têm um teto de quantidade de transmissão de dados. Isso significa que mesmo que você tenha uma conexão ultra rápida e eficaz pode ser que o seu aparelho wifi esteja interferindo na conexão. Para conseguir atingir as maiores velocidades de conexão você precisa obter um roteador compatível com o padrão N e uma placa de rede em seu computador que suporte este formato.

Não quer gastar tanto? Tudo bem, mas pelo menos certifique-se de que está usando a última versão do firmware do seu roteador (conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrônicos). Para atualizar o programa, há algumas diferenças entre modelos e marcas, mas uma rápida pesquisa no Google vai te mostrar como fazer isso.

Moral da dica: Assim como qualquer aparelho eletrônico, roteadores também ficam ultrapassados! Troque-os ou atualize-os constantemente!

Proteção pra sua rede!

Sabe aquela senha 123456 que você usa para “proteger” a sua rede? O seu vizinho também conhece! Não esqueça de colocar uma senha forte! Dê preferência as com letras e números, porque o roteador funciona como um divisor de conexões, ele transmite uma rede que pode ser acessada por muitas pessoas. E esse número e acesso interfere diretamente na velocidade e conectividade da rede. Assim, quando mais pessoas utilizarem seu wifi, mais lenta a conexão vai ficar. Estabelecer uma senha complexa é bom para manter os hackers – e os vizinhos – longe. A melhor opção é usar criptografia AES, que é a mais segura e que mais mantém a velocidade da conexão.

Moral da dica: (cante comigo) Computadores com vírus se conectam lentamente, roteadores com muitas pessoas ficam lentos, ficam lentos, ficam lentos muito mais!

Organização no uso!

Parece que a internet fica mais lenta depois do jantar ou quando um programa de TV famoso está no ar? Não é impressão sua. Quanto mais pessoas online, agora não só no seu roteador como na rede da sua operadora, menor a velocidade da internet. Então essa dica não tem nada a ver com o roteador, mas com você e a rotina da sua família. Estabeleça uma certa tolerância a horários de pico como de 18 às 21 horas… Precisa baixar um arquivo grande? Inicie o download antes de dormir, ou no meio da tarde, esses horários costumam ser excelentes.

Diminuir o número de dispositivos conectados à rede é uma dica valiosa. Hoje em dia a gente não se dá conta de quantos dispositivos um mesmo roteador tem que prover. Ter dezenas de aparelhos conectados pode atrapalhar a sua conexão. Se a sua casa tiver 4 pessoas, e cada uma dessas pessoas tiver 2 aparelhos como celulares, notebooks, caixas de som ou videogames, são 8 aparelhos para dar suporte! Quando for possível, plugue alguns aparelhos no cabo, a conexão via cabo é muito mais estável, essa é uma boa solução para quem quer priorizar computadores. Além disso, na maioria dos roteadores é possível direcionar mais conectividade à determinados dispositivos, é só configurar na na mesma página em que você troca a senha.

Moral da dica: tem pra todo mundo se a gente souber usar!

Ao persistirem os sintomas….

Com essas dicas é possível que você tenha uma melhor experiência em suas conexões. Caso os problemas de conectividade persistam você pode entrar em contato com a sua operadora! É papel dela também te auxiliar nesses processos, também.

Aqui na JustWeb os canais estão sempre abertos para o suporte. Você pode optar pelo chat online, que fica na página principal, pelos canais de atendimento (31) 4062-7070 ou 0800 494 1234 ou mandando um email através do contato@justweb.com.br.

By | 2018-10-24T13:11:39+00:00 23 de outubro, 2018|Dicas|0 Comments