Vantagens de se ter um link dedicado na sua empresa

Blog Justweb – Fevereiro 2019

Hoje em dia estamos conectados à internet o tempo inteiro, seja para nos comunicar, fazer pesquisas, trocar dados e, também, para trabalhar. Nas empresas, funcionários utilizam a internet para realizarem quase todas as tarefas diárias, desde acessar e-mails até fazer o upload de grandes arquivos. Porém, não são raras as situações em que departamentos inteiros ficam parados devido à queda do sinal da internet ou em que oscilações da velocidade de acesso prejudicam a produtividade da empresa. Como evitar isso? A resposta é simples, adquira um link dedicado.

O que é um link dedicado?

O link dedicado é uma conexão que pode ser permanentemente ligada à internet, 24 horas por dia, 365 dias por ano, sem exigir o uso de uma linha telefônica, é uma conexão que não se desliga para deixar de usar, é uma conexão confiável, segura, permanente e de alta qualidade. Esse tipo de conexão fornece acesso aos usuários da internet e especialistas de redes locais, dando-lhes a oportunidade de instalar servidores web, e-mail e outras aplicações em uma rede de área local (LAN – “Local Area Network”, em inglês).

Simplificando, toda vez que você acessa a internet, seu dispositivo tem que trocar informações com o provedor. Em conexões do tipo banda larga, a mais
comum e utilizada em ambientes domésticos e até empresariais, esse caminho até o servidor é dividido com outros usuários. Por conta disso, podem ocorrer
congestionamentos nessa via de acesso, devido a vários computadores tentarem trocar dados ao mesmo tempo. Aí a queda no sinal e lentidão são bastante usuais.

Já o link dedicado te entrega uma “avenida” exclusiva e sem nenhum carro para atrapalharem os dados que trafegam entre você e o servidor. A conexão
não é compartilhada e a transmissão de informações é muito maior e mais estável do que nos pacotes de banda larga. A partir dessa forma de funcionamento do link dedicado, as vantagens no acesso e uso da internet são muitas. As principais vantagens são:

Mais estabilidade

Os provedores de links dedicados garantem uma alta disponibilidade de rede. Isso acontece pelo fato de, uma vez que não há possibilidade de congestionamento devido à exclusividade do link, a queda ou oscilações de sinal não acontecem. Para maior estabilidade, recomenda-se o uso em conjunto com um link redundante (um ADSL, por exemplo), que será utilizado quando o link principal ficar indisponível. Um dos impactos positivos desse benefício é a garantia de que a equipe da sua empresa terá sempre acesso à internet para continuar produzindo.

Velocidade garantida

Ao contrário dos contratos de banda larga, em que as operadoras só têm o dever de entregar apenas 30% da velocidade combinada (conforme as normas
da Anatel), no link dedicado não existe essa frustração. Por exemplo, um contrato com velocidade de 100 mbps em link dedicado não vai sofrer alterações na rapidez com que os dados trafegam, já que não há compartilhamento da via. Serão sempre 100 mbps.

Outra característica interessante é o que chamamos de link simétrico, ou seja, separação das bandas de download e upload. Dessa forma, receber e enviar
arquivos pela internet ao mesmo tempo não perdem em qualidade e não sofrem com lentidão.

Soluções importantes para a comunicação corporativa, como videoconferências, inovações tecnológicas de voz, ligações VoIP e backup na nuvem ficam muito mais facilitadas quando se pode contar com estabilidade e velocidade da conexão contratada.

Controle da rede e do tráfego

Quando uma empresa contrata um link dedicado ela tem direito a alguns IPs fixos e, com isso, pode instalar servidores internos e serviços de criptografia.
Por meio desses servidores é possível ter um maior controle sobre a banda, dando mais estabilidade ao site da empresa e mais segurança aos dados.

Com todo esse controle e customização, é possível dimensionar custos e performances de acordo com suas necessidades atuais, sem contratar mais do que precisa ou trabalhar com menos eficiência do que o esperado.

Melhor custo-benefício

Mais velocidade de banda, garantia de acesso contínuo a internet sem interrupções, mais segurança, maior produtividade e mais resultados. Quer melhor custo-benefício que esse?

O investimento em um link dedicado traz melhorias na comunicação interna e externa de sua empresa, dando mais visibilidade a sua marca e entregando
experiências mais consistentes a seus clientes.

As soluções de um modelo de link dedicado para médias e grandes empresas podem trazer muito mais eficiência para dentro do cotidiano empresarial.