Tudo que o Google sabe sobre você

Blog Justweb – Abril 2019

O Google costumava ser apenas um mecanismo de pesquisa, mas com o passar dos anos foi se aperfeiçoando e se tornou a gigante de tecnologia que é hoje. Você, sem dúvida, já pesquisou algo no Google. E, provavelmente, tem uma conta.

Pode parecer óbvio, mas é necessário ter uma conta para que o Google identifique você. Sem uma conta, o Google pode ter apenas dados anônimos sobre você, como um cookie em um telefone ou computador, mas é impossível saber quais dados são (assim como é impossível para o Google saber quem você realmente é). Desta forma, todas as informações dependem do fato de você estar conectado à sua Conta do Google, o que, convenhamos, certamente, você tem.

Como saber se você tem uma conta? Fácil! Se você já fez login em um smartphone ou tablet Android, usou o Gmail ou usou o YouTube como um usuário registrado, você tem uma conta da gigante de tecnologia. O e-mail e a senha que você usa para essas coisas (ou Google Agenda, Documentos, Drive, etc.) são sua Conta do Google.

Dados básicos que o Google, provavelmente, tem sobre você:

  • Nome, sexo e data de nascimento;
  • Endereços de e-mail;
  • Números de telefone;
  • Onde mora;
  • Onde trabalha;
  • Sites que visitou;
  • Pesquisas que fez;
  • Preferências de anúncios;
  • Seus interesses;
  • Lugares que visitou no mundo todo;
  • Histórico de pesquisa do YouTube;
  • O que você disse ao Google Assistente, caso utilize.

Quão bem o Google te conhece:

Certamente você utiliza muito a busca do Google, hoje em dia temos o hábito de pesquisar sobre quase tudo na internet, seja uma dúvida, um produto, alguma notícia… E o Google é o maior e mais utilizado mecanismo de busca online. Ele coleta muitos dados sobre as pesquisas que você faz, já que isso diz muito sobre você.

Faça login, acesse o Google e veja o histórico de pesquisas que ele mantém sobre você. Outras informações também podem ser encontradas nos detalhes da sua conta, acesse https://myaccount.google.com/ para ver os dados básicos que você forneceu ao Google. Vá para o Painel e você pode ver os registros de uma variedade de ferramentas e suas respectivas atividades. Esse é um painel importante para descobrir o que a empresa sabe sobre você.

Como ver sua atividade no Google:

É possível ver isso com facilidade, basta acessar sua conta, clicar em Dados e personalização > Controles de atividade. Essa ferramenta fornece uma linha do tempo de eventos e a capacidade de excluir esses eventos individualmente, caso deseje. Para remover itens basta clicar nos três pontos verticais em qualquer item da sua atividade para acessar a opção Excluir. No entanto, lembre-se de que somente você pode ver esse registro de atividades: ele não é visível para outras pessoas.

Como impedir que o Google colete seus interesses:

Você pode desativar anúncios segmentados por interesse simplesmente desativando Personalização de anúncios. Desativando esta função, todas as propagandas mostradas em seu computador serão mostradas sem relação com sua navegação — lembrando que elas não vão parar de ser exibidas.

Você também pode optar por permitir que os proprietários de sites acompanhem você pelo Google Analytics ou não. Basta ir para a página de desativação do Google Analytics.

Onde o Google acha que você esteve:

Uma das opções disponíveis em Controles de atividade é a capacidade de descobrir onde o Google pensa que você esteve. Você pode ir diretamente para o Histórico de Localização. Normalmente, isso é rastreado com o uso do GPS em seu telefone: é provável que, mesmo que você não use um smartphone Android, ainda esteja conectado à sua conta do Google em um iPhone. Para impedir que o Google colete informações de localização, basta clicar em Histórico de localização e desativá-lo.

Por quê o Google coleta suas informações?

Como você pôde perceber, os dados coletados pelo Google vão desde informações básicas e simples gostos pessoais até lugares que você frequentou. A principal razão pela qual o Google rastreia todos esses dados sobre você é que ele pode segmentar publicidade com mais êxito e, dessa forma, sejam exibidos anúncios mais relevantes para você. Isto tem o intuito de pagar pelos serviços gratuitos que você acessa. É uma maneira da empresa obter renda e se manter, uma vez que seus produtos são gratuitos para o público. Dependendo do seu ponto de vista, isso pode ser uma ameaça à sua privacidade e segurança ou uma maneira interessante de utilizar serviços e produtos gratuitamente.

Todas as informações que a empresa armazena sobre você podem ser editadas, excluídas e pausadas nas configurações da sua conta, tudo de uma maneira bem simples e intuitiva.

Gostou de descobrir tudo o que o Google pode armazenar sobre você? Depois de conhecer estas dicas, vai continuar mantendo seu histórico ativo? Vale lembrar que outros sites, como o Facebook, também adotam práticas semelhantes para segmentar publicidade em suas plataformas.

By | 2019-04-11T21:40:40+00:00 11 de abril, 2019|Dicas, Notícias|0 Comments