Sua saúde pode estar correndo risco sem que você se dê conta!

Blog Justweb – Agosto 2019

Longos períodos de trabalho na mesma posição podem causar dores na coluna, problemas de articulação, e ter consequências mais graves.

cuidados-com-a-postura-na-frente-do-computador

Você trabalha em frente ao computador, e fica horas sentado na mesma posição? Posso imaginar que sua resposta foi um curto e sonoro: Sim. Grande parte da população brasileira trabalha nessas condições hoje em dia. Longas jornadas de trabalho com o corpo totalmente estático, e de olho numa tela de computador. No mundo do trabalho, praticamente tudo pode ser resolvido assim: softwares, aplicativos, e-mails; a tecnologia trouxe facilidades enormes para o trabalho, isso é indiscutível. 

Por outro lado, essa forma estática de passar horas a fio durante o dia, vem gerando problemas para a saúde que, se não tratados, podem ter sérias consequências. De acordo com a fisioterapeuta Natália Vieira, passar muitas horas sentado numa mesma posição pode afetar seriamente a saúde, causando cargas compressivas nos discos intervertebrais por grande descarga de peso, e consequentemente, a degeneração do disco, instabilidade da pelve (quando estende as pernas e cruza os tornozelos), compressão de nervo no glúteo, trombose venosa profunda, entre outras. Segundo ela, “as consequências são dores em primeiro lugar, depois deformidades na coluna, postural; e em casos mais avançados como a degeneração, a grande maioria necessita de cirurgias para um haste para nova estabilização da coluna” Ou seja, pode virar um problemão…

Mas, calma! Existem formas de evitar que o seu corpo sofra com a má postura. Uma dica valiosa é se movimentar durante intervalos de, no máximo, 1 hora. Então, aproveite para ir ao banheiro, tomar um café, esticar o corpo. Se a rotina é muito apertada, e a memória também não ajuda, coloque um lembrete no celular, na mesa, o importante é ter disciplina e sempre que puder, movimente-se! 

E mesmo fora do ambiente de trabalho, certos hábitos ajudam muito, como utilizar as escadas ao invés do elevador, descer no ponto de ônibus anterior e completar o caminho andando, andar mais de bicicleta, enfim. É preciso forçar o corpo a criar hábitos mais saudáveis, e que vão ser fundamentais para melhorar sua qualidade de vida. 

Aposto que você está sentado agora. Que tal dar uma volta?!