Repetidor de sinal uma solução wi-fi:
O que é e como usar na sua rede

Blog Justweb – Novembro de 2018

O repetidor de sinal wifi promete resolver a vida de quem tem problemas de recepção de sinal em alguns cômodos da casa. Assim como em empresas também é comum o uso desse aparelhinho para alcançar todos os ambientes. Mas será que eles são mesmo eficazes? O que você deve levar em conta antes de comprar um? Entenda um pouco mais.

As vezes não é questão do tamanho do espaço! Pode ser que você more em um apartamento pequeno e mesmo assim o roteador não suporte a transmissão para todos os cômodos. Assim como o local de instalação do seu roteador pode estar incorreto onde muitas coisas podem estar atrapalhando o sinal. Podem ser paredes grossas demais, a presença de eletrodomésticos… Até o seu telefone sem fio pode ser um problema!

Eis que você percebe que a limitação não é da sua operadora de internet nem da localização do seu roteador! Uma solução muito boa é instalar repetidores de sinal na sua casa. Com um sinal mais forte, a interferência é muito menor garantindo maior qualidade na conexão.

Os tipos de repetidores wi-fi

Você encontra esses aparelhos em dois formatos, os que são apenas duplicadores de sinal mesmo e os que também são roteadores. O papel dos primeiros aparelhos é captar o seu sinal e retransmiti-los. Assim ele alcança novos lugares do ambiente. Já os roteadores repetidores, quando acionados, identificam a sua rede e permitem duas opções. Você pode tanto estender aquele sinal quanto criar uma nova rede a partir da mesma conexão. É esse tipo de roteador que permite, por exemplo, que a haja uma rede para visitantes, outra para funcionários ou professores no mesmo ambiente. Se engana quem pensa que são vários serviços, na verdade a contratação de internet é só uma. O que muda é a difusão dessas redes pelo espaço e aparelhos.

Os dois tipos podem ser encontrados nos mais variados preços e marcas, embora existam fabricantes que dominem o mercado. Uma boa compra pode variar o valor desde 30 até 200 reais, em geral. Tudo depende da sua necessidade de conexão! Vale lembrar que um repetidor de sinal não substitui o roteador existente, ele apenas trabalha em conjunto com roteador matriz para tornar o sinal original mais forte e com maior alcance.

Como escolher um repetidor Wi-fi

Por mais simples que os repetidores pareçam ser, assim como outros dispositivos, é preciso tomar alguns cuidados na compra. Basta começar a pesquisar um pouco e você verá que aqui no Brasil existem dois fabricantes que dominam o mercado: O TP-Link e o D-link. Onde os aparelhos dessa duas marcas conseguem manter uma boa qualidade na conexão. Os pontos a verificar nesses aparelhos são:

Qual a velocidade máxima que o repetidor de sinal suporta?

Esse não será um grande problema para 99% das pessoas que utilizam wi-fi aqui no brasil. Os repetidores de sinais do mercado normalmente têm uma capacidade de conexão de até 300 Mega. Valor que fica muito acima da média de contratação de banda larga brasileira, mas isso não quer dizer que esse tópico não seja importante. Donos de lugares comerciais ou gerenciadores de redes que têm internet acima de 300 Megas devem procurar outra opção. Menos comum mas também presente no mercado, existem as opções com aparelhos que suportam até 750 Megas.

A banda em que ele se conecta é a mesma da minha rede?

Muitos aparelhos novos já vem com o sistema dual band integrado porém isso não é regra. Entre os aspectos mais importantes na performance de uma rede Wi-Fi está a frequência em que o roteador opera. 2,4 GHz é um padrão antigo e ainda muito usado, enquanto o dual band consegue transitar entre 2,4 GHz e 5 GHz, mais atual e com melhor desempenho de rede. Verificar se o seu aparelho é dual band permite a garantia que ele vai conseguir se conectar tanto com seu roteador quanto com outros aparelhos. Já que alguns celulares antigos não captam a banda 5 GHz, por exemplo.

O aparelho se conecta apenas com os de mesma marca ou com todos?

Funcionando como um espelho, o repetidor de sinal precisa captar o sinal para transmiti-lo. Essa captação se dá pela conexão dos dois aparelhos, assim como acontece com o seu celular, por exemplo. É preciso garantir que o fabricante do repetidor de sinal que você está pensando em adquirir aceita que essa conexão aconteça com todos. Por sorte isso não é uma coisa difícil de se fazer! É só ver se na caixa, anuncio ou nome do aparelho aparece a palavra universal. É só ler repetidor de sinal universal que pronto! Pode continuar a compra tranquilamente.

Vantagens de comprar um repetidor de sinal

Redução de custo mensal

Esta é uma das principais vantagens de obter um repetidor de sinal wifi, não precisar aumentar seu plano de internet mensal com a operadora. Com o repetidor comprado você não paga nenhum valor adicional por mês. É só garantir que o seu contrato com a operadora permita uma internet boa o suficiente para suprir a conexão. Afinal, quanto mais aparelhos conectados na mesma rede, mais tem que ser a velocidade de tráfego dela.

Flexibilidade

Dentro da área de cobertura os notebooks, tablets, celulares e Smart TVs podem se conectar sem nenhuma restrição. Além disso, instalar um repetidor permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar. Algo que impede a instalação de um roteador novo, por exemplo. Instale o repetidor de sinal em um lugar onde ele capte bem o sinal do seu roteador e pronto, esse sinal vai se propagar de acordo com o raio do novo aparelho permitindo maior área de conexão.

Funcionalidade

Ele cumpre muito bem o seu papel de ser um resolvedor de problemas. A instalação é rápida e feita no local que o usuário preferir. Evita a passagem de cabos através de paredes e móveis. Reduz o bloqueio de objetos físicos que enfraquecem os sinais sem fio além de permitir várias conexões ao mesmo tempo. Porque imagine que a família seja grande e receba muitos convidados em casa. Todos conectem-se nos diversos ambientes usando o sinal de um mesmo roteador. Alguns roteadores são limitados à quantidade de conexões simultâneas e os repetidores podem auxiliam nesta tarefa.

Estamos todos sempre procurando formas de melhorar a conexão wi-fi sem precisar gastar muito dinheiro nem tempo. Vivemos conectados e é muito importante hoje em dia estabelecer essa conexão eficaz 24 horas por dia. Embora vários fatores possa atrapar a conexão sem fio já vimos que eles são fáceis de serem resolvidos! O repetidor de sinal é uma solução excelente! Você já tinha tido contato com esse aparelho? Conta pra gente!