O perigo das Fake News: Saiba como identificar notícias falsas e combater sua disseminação

Blog Justweb – Outubro 2019

Todos os dias somos bombardeados por milhares de notícias, que aparecem por meio de diversos canais de comunicação. E entre essas milhares de notícias, um perigo: as chamadas Fake News, que são notícias falsas, divulgadas sempre com algum interesse oculto para influenciar as opiniões das pessoas. Notícias falsas sempre existiram, mas com a disseminação da internet e das redes sociais, esse tipo de notícia acaba sendo viralizada facilmente, pois são notícias sensacionalistas, bombásticas, o que acaba levando as pessoas a compartilharem no calor do momento, sem fazer a devida checagem. 

O termo começou a ficar mais conhecido com as eleições nos EUA, notícias falsas que favoreciam Donad Trump foram compartilhadas em massa, o que teria ajudado o então candidato a vencer as eleições. Não muito diferente, nas eleições de 2018 no Brasil houve diversos casos de Fake News, muitas vezes bizarras, que foram criadas e compartilhadas à exaustão por grupos políticos. 

Como identificar Fake News

Se você recebeu uma notícia, mas não sabe ao certo se ela é verdadeira ou não, existem alguns passos simples para seguir, e evitar o compartilhamento de notícias falsas.

1 – Leia além do Título – Analise

Leia o conteúdo da notícia com calma, e repare nos detalhes. Se há um excesso de adjetivos, palavras em caixa alta, e muito conteúdo opinativo e apelativo, pode ser sinal de fake news.  

2 – Verifique a fonte

Notícias reais vão estar disponíveis nos principais canais de comunicação e sites mais conhecidos. Se você recebeu uma notícia, e na sua pesquisa você encontrou apenas uma fonte desconhecida falando a respeito, muitas vezes sem o nome do jornalista, e sem contato, desconfie. É provável que seja fake news. Lembre-se: notícia do Whatsapp não é confiável!

3 – Na dúvida, não compartilhe

Muitas vezes, não é possível ter 100% de certeza se uma notícia é ou não falsa. Nesse caso, não compartilhe. Espere até conseguir informações completas a respeito. Compartilhar notícias falsas pode causar muitos problemas. Há casos de linchamento público de pessoas inocentes, porque notícias mentirosas foram compartilhadas sem verificação. Portanto a regra é nunca compartilhar uma notícia se não tiver 100% de confirmação sobre sua veracidade.

4 – Confirmada a Fake News, Denuncie

Se você identificou que a notícia é falsa, denuncie. No facebook, você pode clicar nos três pontinhos no canto direito da publicação e marcar como “falso”. No whatsapp, você pode abrir a conversa, clicar no número do contato, ou grupo, deslize até a parte inferior da página e toque em denunciar contato, ou grupo. 

Sites de Checagem

Algumas páginas foram criadas para ajudar o usuário na checagem de boatos. Acesse sempre esses canais para identificar possíveis conteúdos falsos. Muitos jornalistas sérios estão na luta contra a disseminação das fake news, entre nessa luta você também, e faça sua parte em não compartilhar conteúdos inverídicos. 

 Agência Lupa 

 https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/  

Boatos.org

https://www.boatos.org/