Está com problemas de instabilidade no sinal? Saiba o que
fazer!

Blog Justweb – Abril 2019

Pesadelo dos tempos modernos, ficar sem internet pode deixar muita gente um tanto quanto irritada, afinal, utilizamos a internet para quase tudo atualmente,
desde lazer até negócios e trabalho. Mas, por sorte, alguns problemas de conexão podem ser resolvidos sem precisar entrar em contato com o suporte da operadora e sem sair de casa, de forma simples e rápida. Listamos abaixo o que pode ser feito caso a sua internet apresente instabilidade. Confira!

Reinicie o modem

Sim, essa é a dica mais básica de todas, mas também é uma das mais eficazes para resolver o problema. A dica é desligar o modem, esperar alguns segundos, e ligar novamente.

Verifique a qualidade dos cabos

Se houver qualquer problema nos cabos que são conectados ao roteador, você poderá ficar sem internet ou com a conexão bastante prejudicada. Se houver
oscilações de energia isso também pode ocorrer, já que o modem poderá ser desligado por apenas um segundo, o que já poderá deixar o usuário sem internet.

Problema no roteador

Como já é sabido, a conexão sem fio não é tão rápida e nem tão estável como a conexão usando o cabo LAN. Conecte seu notebbok a este cabo e verifique
se a internet volta a funcionar de forma eficaz. Caso seja esse o problema, invista em um roteador melhor se quiser conectar-se por Wi-Fi.

Troque o canal da rede Wi-Fi

Esse passo também pode resolver problemas envolvendo conexões lentas, mas é um pouco mais difícil de ser executado. Você precisará configurar novamente seu roteador pelo endereço padrão dele (que geralmente é 192.168.1.1). Lá, procure por Configurações (ou Settings) WLAN (ou Wireless) e altere o channel. Se quiser tentar, baixe o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal está tendo o melhor desempenho.

Cheque programas, firewall e vírus

Se a internet está instável somente em seu computador, pode ser que ele possua algum programa ou malware que esteja afetando a internet. Teste sua conexão em outros dispositivos, como smartphones e tablets e veja se a conexão está ok. Verifique também se as configurações de firewall estão afetando a máquina.

Proteja sua rede com senha

Se você usa Wi-Fi e ele não possui senha, pode ser que o problema seja o grande número de dispositivos conectados à sua rede. Imagine uma conexão de 10 Mbps com vários smartphones, televisores e computadores conectados. Todos de seus vizinhos. Não parece algo muito promissor, não é mesmo?

Contate o suporte técnico

Se nada disso deu certo, aí não tem muito o que fazer e você terá que pedir ajuda para o seu provedor de internet. Pode ser que o problema esteja afetando a sua região (nesse caso, checar com os vizinhos também pode ajudar). A Justweb conta com uma equipe técnica especializada pronta para te ajudar e solucionar possíveis problemas. Caso esteja enfrentando algum problema de conexão, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.