Como escolher o computador ideal para você?

Blog Justweb – Janeiro 2019

como-escolher-o-computador-ideal

É fácil ficar confuso com o grande volume de decisões técnicas que você tem que fazer ao comprar um computador, são tantas questões que é difícil saber por onde começar. Mas há uma maneira simples de pelo menos começar a eliminar as opções e garantir que você tenha o melhor computador para suas necessidades. É preciso esquecer as especificações técnicas e lembrar-se da questão fundamental: o que você espera do seu computador? Antes de começar essa busca incansável pelo computador ideal para você, é preciso responder algumas perguntas norteadoras, como: o que você pretende fazer com o dispositivo no dia a dia? Vai usar só para navegar na internet e assistir alguns vídeos online? Vai usar a máquina para trabalhar, produzir textos e planilhas ou precisa usar programas mais pesados como os de edição de vídeo e imagem? Pretende jogar? Games simples ou aqueles mais pesados? Este questionamento inicial é, sem dúvida, o primeiro passo para acertar na escolha.

O próximo passo é definir o quanto você pode ou quer gastar com o dispositivo. Este é mais um filtro importante antes de começar a pesquisa. Já temos meio caminho andado! Com objetivo e orçamento definidos é provável que sua escolha já tenha se limitado a muito menos modelos; já fica bem mais fácil escolher. Mas não para por aí não! É sempre importante avaliar toda a configuração do computador antes de levar ele para casa. Existem alguns itens fundamentais na hora de escolher seu computador, são eles:

Processador

Pense nele como o cérebro do computador, ele é responsável pelo desempenho do PC e comanda todas as operações executadas. No mercado, você vai encontrar diversas famílias de processadores. Então entra, mais uma vez, a questão da prioridade de uso. Para quem vai só navegar na web e, de repente, produzir um ou outro conteúdo, os processadores mais básicos são mais que suficiente. Na Intel, o primeiro da família é o Core i3. Na AMD, o chip de entrada é o Ryzen 3. Para quem precisa de um pouco mais de performance – ou ainda quem quer um computador que dure mais tempo – o nível acima é o Core i5, da Intel; e o Ryzen 5, da AMD. Tem também os processadores de alta performance, top de linha das marcas; seja o i7 ou i9 da Intel ou o Ryzen 7 da AMD. Esses, é claro, são indicados para todos os tipos de uso. Vale lembrar que a velocidade dos processadores é medida em gigahertz (GHz). Ou seja,quanto mais GHz, mais rápido será o seu computador.

Memória RAM

A Memória RAM influencia na quantidade de programas que você poderá abrir simultaneamente e na velocidade com que esses programas irão trabalhar. Definir a quantidade de RAM depende dos programas que você pretende usar. Basicamente podemos definir assim: para escutar músicas, editar textos e simplesmente navegar na internet entre 2GB e 4GB de RAM funcionam. Já para quem quer assistir séries online, usar outros serviços de streaming e até se divertir com games mais casuais, o mínimo são 4GB de RAM. Já para trabalhos com vídeo e jogos em alta resolução, com muita demanda de processamento, o melhor é procurar um computador que tenha entre 8GB e 16GB de RAM.

HD

O HD grava de maneira definitiva todos os arquivos e programas do seu computador. Para guardar textos e planilhas e acessar à internet, um HD de 250GB é suficiente; salvar arquivos mais pesados, como músicas, muitas fotos ou jogos, o ideal é um HD com capacidade entre 320GB e 500GB; e para uso profissional, como produtoras de sites e vídeos, é mais viável um HD com 1TB de capacidade de armazenamento.

Sistema Operacional

Esse é o principal programa do seu computador e um dos primeiros a serem executados ao ligar a máquina. É nele que todos os seus aplicativos irão rodar e interagir com você. Os principais sistemas operacionais são: o Windows, da Microsoft: opera em praticamente qualquer PC e é o mais utilizado hoje em dia, podendo ser encontrado nos computadores Windows; o MacOS: sistema exclusivo dos computadores Apple. Ele não funciona em computadores de nenhuma outra marca; o Linux: sistema operacional gratuito, presente nos computadores Linux, realiza funções semelhantes às do Windows.

Estes são os quatro itens mais importantes na hora de escolher o computador ideal para você. Claro que você ainda vai avaliar a definição e o tamanho da tela, detalhes como se o teclado é retroiluminado para uso em ambientes de baixa luminosidade, se o acabamento é em plástico ou alumínio e se a marca escolhida é confiável e vai prestar um bom suporte caso seja necessário. Vale a pena prestar atenção em todos esses detalhes, afinal, o investimento é grande e você certamente vai passar um bom tempo com seu computador. Com todas essas informações que reunimos, aproveite para encontrar o PC perfeito para você.