Comando por voz: Tecnologia é principal tendência no mundo digital

Blog Justweb – Julho 2019

comando-de-voz

A criação e desenvolvimento de novas tecnologias acontece num ritmo acelerado e constante. A todo momento temos novas formas de comunicação sendo criadas, novos dispositivos, interfaces, que modificam a forma de nos comunicar com empresas, produtos, e até entre nós mesmos. Inovação é palavra-chave, e as empresas mais poderosas do mundo investem pesado na área para não ficarem ultrapassadas.

Uma das tendências na área de tecnologia que tem recebido investimentos milionários, e tem sido considerada como a principal tendência na área da comunicação, é o comando por voz. Empresas como Apple, Google, Amazon, Microsoft, etc, têm percebido o poder que esse tipo de interface tem, e não estão medindo esforços para desenvolverem seus projetos na área.

Recentemente, a Microsoft patenteou uma forma de comunicação por voz, que detecta sussurros, ou seja, consegue fazer comunicação com tom muito baixo de voz. O motivo é relacionado à discrição. Como pode ser incômodo ter que se comunicar com dispositivos por voz perto de outras pessoas, essa nova tecnologia consegue captar os comandos apenas com o fluxo do ar que sai da boca quando falamos, num tom mais baixo de voz do que usamos normalmente. A Apple, outra gigante na área de tecnologia, também investiu na nova tendência e comprou a startup PullString, que facilita a construção de apps de comandos de voz. Isso porque a Siri, assistente digital da empresa lançada em 2010, perdeu espaço para Alexa, que é um produto da Amazon e hoje é líder de mercado. Ou seja, o pioneirismo da Apple não foi suficiente para mantê-la na liderança, e hoje perde para o produto da Amazon que foi criada 4 anos depois, em 2014. 

Além dos dispositivos que estão sendo criados para o consumidor final, essa tecnologia também está sendo utilizada em grande escala para melhorar os processos dentro de uma empresa. A melhoria do atendimento, por exemplo, é algo que vale ouro no mercado competitivo em que vivemos hoje. A utilização do reconhecimento de voz em ligações telefônicas economiza tempo, agiliza a resolução do problema, e deixa o consumidor mais satisfeito com a marca. Ninguém gosta de repetir vários números, senhas, para que sua identidade seja reconhecida. O reconhecimento por voz pula essas etapas e deixa o atendimento mais humanizado. E inúmeros outros processos internos nas empresas estão sendo modificados por essa tecnologia. 

Seja na construção de novos dispositivos, ou na forma de relacionamento com as empresas, o comando por voz é uma tecnologia que veio para ficar, e vai estar cada vez mais presente na nossa vida daqui pra frente.