ADSL, Fibra Óptica e Rádio: Descubra qual a diferença entre elas e qual a melhor para você!

Blog Justweb – Setembro de 2018

adsl-fibra-optica-e-radio-qual-a-diferenca-qual-a-melhor

Se pararmos para pensar a evolução da tecnologia, ficaremos assustados com tudo o que é diferente hoje em comparação com a última década… E isso se dá pela forma com que as conexões se aprimoraram, afinal não dá pra fazer nada sem uma boa internet não é mesmo? Nesse texto você vai entender melhor de quais tipos e quais as melhores conexões de internet. Pare de ficar na dúvida entre qual banda larga é melhor pra você!

Quem nunca teve um discador que atire a primeira pedra!

Desde os primórdios da internet discada até hoje tivemos várias formas de conexão diferentes. Quem está conectado desde sempre com certeza acompanhou esse processo… O primeiro tipo de conexão comum permitia que as pessoas tivessem acesso à rede em meados dos anos 90. Pra que ele funcionasse era necessário que você ativasse uma linha telefônica de alguma operadora, aí então essa operadora te fornecia o pacote de dados.

Essa forma de conexão foi o máximo para jovens da época mas também se mostrou muito limitada com o passar do tempo. Devido a sua baixa velocidade e o incômodo de ter que ocupar o telefone de casa sempre que havia conexão, novas tecnologias foram desenvolvidas e logo logo a internet discada foi substituída.

Banda Larga!

Com a crescente necessidade de transferir cada vez mais dados, foi criada a banda larga! Esse termo nada mais é que uma denominação para qualquer internet de alta velocidade… Então todos os outros tipos após a internet discada se encaixam nessa categoria, sejam eles os móveis ou não, de fibra ótica ou sem fio. Para ser banda larga só precisa ter uma transferência de informações maior de 128KB, ser estável e dispensar o uso a linha telefônica.

O que é ADSL?

Como já explicado existem diversas formas de fazer essa conexão de alta velocidade, a mais utilizada delas é ADSL. Essa sigla em inglês, que se traduz em Linha Digital Assimétrica para Assinantes, apesar de não ocupar seu telefone fixo, ainda usava como base a sua assinatura com alguma operadora. Dessa vez, agora com mais tecnologia, um modem é instalado e permite que haja uma divisão dos dados recebidos… O que antes só conseguia fazer uma conexão por vez agora faz três! A Voz das ligações mais o Upload, para enviar informações, e Download, para recebê-las.

Esse tipo de banda larga é o que se utiliza na maioria das casas hoje em dia… Mas, embora seja uma boa conexão, estamos sempre buscando conexões mais estáveis e rápidas. A forma de pacote telefone + internet caiu em desuso, mas era muito utilizada a pouco tempo atrás, isso se deu principalmente pelos valores altos cobrados pelas operadoras, tanto para manter a linha quanto para ter o equipamento. Hoje em dia é comum que os pacotes de internet se associem aos pontos de tv a cabo e esses ainda são associados às operadoras telefônicas.

A Internet de Fibra Ótica

Quando se trata de internet, o que as pessoas sempre estão buscando? Isso mesmo: VELOCIDADE! Com a proposta de melhorar a principal característica do que determina uma internet boa, a fibra ótica surge no mercado. Após as conexões banda larga se estabelecerem, cientistas buscaram uma possibilidade de aumentar a transmissão de dados por segundo, e isso foi sanado com a instalação de cabos de fibra.

Muitas pessoas não sabem mas assim como a conexão discada e a conexão de banda larga, a internet de fibra ótica também é feita por cabos. Cabos esses compostos por fios que, por serem de vidro, geram uma otimização gigantesca da quantidade de energia utilizada para obter a mesma qualidade de tráfego que um fio de cobre.

As Ondas do Rádio

Falamos de vários tipos de conexão cabeada mas vocês está esperando uma conexão sem fios, certo? Talvez porque o lugar onde você mora não permite um contato direto com o poste ou é muito longe da cidade mais próxima… Tudo bem, dá pra mandar aquela mensagem whatsapp sem roteador wi-fi de banda larga também só que esse tipo de internet apresenta também algumas desvantagens. A baixa taxa de transmissão de dados quando comparado com as conexões de banda larga é uma delas.

A conexão através ondas de rádio acontece da mesma forma que a conexão entre dois celulares em chamada de voz. O sinal é captado e transmitido por torres instaladas em lugares altos pelas operadoras. A diferença é que invés de usar a antena do seu celular para captar o sinal, a empresa que te oferece o serviço faz uma instalação de uma muito maior na sua casa. Já esse sinal captado é convertido pelo modem para permitir acesso à rede, da mesma forma que com faz seu celular.

 

Rádio x ADSL x Fibra Ótica, qual a melhor pra mim?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funcionam as conexões mais comuns, tá na hora de escolher qual te serve melhor. Afinal, o que não dá é pra ficar sem acesso, certo? Para definir a melhor pra você é preciso saber qual o perfil de usuário você tem e o que espera desse sinal. Pode ser que não haja necessidade de muita velocidade mas de uma mais estabilidade, se você jogar online, por exemplo. Se você morar longe e as ondas de rádio forem sua única opção, cabe então saber qual a antena mais próxima para que esse sinal não sofra interferências… Saiba as vantagens e desvantagens de cada tipo!

Rádio

Maiores vantagens:

Acessibilidade: A internet via rádio, quando instalada por profissionais qualificados, pode oferecer uma internet boa para locais que antes não teriam a oportunidade de se conectar.

Custo Benefício: Existe sim um custo benefício associado à possibilidade de manter uma conexão rádio. Essa opção também costuma ser benéfica nas grandes cidades. Se as torres estiverem bem instaladas a qualidade da navegação é mantida, proporcionando um bom desempenho por menores custos

Simplicidade: Por não estar associada diretamente ao cabeamento das companhias de telecomunicação, permite que o usuário fique um pouco mais livre com relação ao seu pacote de dados. Tornando a aquisição do serviço menos burocrática

Desvantagens

Instabilidade: Por trabalhar com ondas eletromagnéticas, a conexão que utiliza a tecnologia está sujeita a alguns erros. Assim como a TV por satélite, a Internet pode ficar instável com chuvas e tempestades – há a possibilidade de ocorrer queda de conexão ou a perda de pacotes.

Velocidade: Se você pretende fazer stremmings ou upar vídeos muito pesados, essa pode não ser a melhor opção. As transmissões, em relação à velocidade, para residências variam entre 1 e 10MB, o que pode prejudicar essas atividades

ADSL 

Maiores Vantagens

Estabilidade: Como a largura da banda é pouco variável, essa conexão vai sofrer menos redução de velocidade, sofrendo algumas reduções apenas nos horários de pico ou quantidade de aparelhos conectados à mesma rede.

Sem Linha: Não ocupa a linha telefônica e permite que a contratação do pacote seja feita apenas para a internet, o que torna o serviço mais barato quando comparada a sua antecessora, a internet discada.

Bom Desempenho: Por ser estável e permitir taxas altas de upload, em jogos online ou outros serviços que exijam troca rápida de informações são beneficiados com esse tipo de conexão

Desvantagens

Cabeamento: A necessidade de um modem específico e cabeamento próprio da operadora ainda é uma grande desvantagem

Pico: Caso a empresa não tome cuidado com as suas conexões, essas podem sofrer uma redução drástica na qualidade em horários de pico, fazendo com que toda rede seja fragilizada.

Fibra Óptica

Maiores Vantagens

Segurança: Os cabos de fibra óptica não dependem da condutividade do cobre. Isso significa que eles esquentam menos e têm menos probabilidade de causarem danos ou se degradarem, prejudicando sua fiação elétrica.

Economia: Para esse tipo de conexão é possível utilizar transmissores com uma frequência menor. Assim, se gasta menos energia, o que ajuda você e o planeta

Excelente Desempenho:  Essa conexão tem uma capacidade maior de transmissão, ou seja, é possível que várias linhas de dados utilizem o mesmo cabo.

Elegância:  Os cabos são bem, bem fininhos. Isso gera uma sustentabilidade pro ambiente em que vai ficar a instalação, deixando-o mais bonito e limpo.

Desvantagens

Acessibilidade: Infelizmente a internet fibra ótica ainda não está presente em várias localidades pelo Brasil, uma vez que a implementação de sua estrutura tem um custo muito alto para as operadoras.

Investimento: O valor a ser pago para fazer a instalação e a manutenção é alto.

Tecnologia: Por serem feitas com fios muito finos, é necessária a utilização de instrumentos especiais para a instalação, pois caso contrário eles podem se romper.

Agora você já sabe quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de conexão e está pronto para escolher a sua. Pense um pouco o que você espera de uma internet e dê uma olhada nos planos disponíveis!

By | 2018-09-18T16:05:23+00:00 13 de setembro, 2018|Notícias|0 Comments